Belém já teve 73 casos de malária em 2013

Belém – Subiu para 73 o número de casos de malária na Região Metropolitana de Belém. E 500 exames já foram realizados na capital. Ainda assim, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) garante que houve uma redução de 75% no número de casos, se comparados os números deste ano com os do ano passado.

Em 2013, até agora 10.686 casos foram confirmados no Pará, contra 42.701 no mesmo período de 2012.
Os municípios com maior número de casos confirmados neste ano são: Anajás (1.429), Itaituba (3.840) e Jacareacanga (935). A malária é transmitida através da picada do mosquito Anopheles. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios intensos, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarelada e cansaço.

A dona de casa Helena Fátima Araujo mora há alguns metros do conjunto Grajaú, no bairro do Icuí, onde os casos vêm sendo notificados. Ela garante que está mantendo alguns cuidados, mas tem receio de contrair a doença. “Dois vizinhos meus já pegaram malária e eu vejo muito mosquito por aqui, principalmente porque tem um terreno baldio do lado de casa, que acumula sujeira e água”, reclama.

(Diário do Pará) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.