Atrativos naturais e culturais agradam os turistas, mas os serviços…

Manaus – Os turistas nacionais que vem para Manaus são a maioria do sexo feminino, com 50,3%, a faixa etária mais frequente foi de 26 a 35 anos (39,9%), a maioria casadas (66,2%), com nível superior ou pós-graduação (63,2%) e são empresárias (19,6%).

Já em relação ao turista estrangeiro a maioria é do gênero masculino (59,4%), entre 36 e 50 anos (36,7 %), solteiros (45,7%), com nível superior ou pós-graduação (88,4%) e empresários (27,6%).

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (18) pela Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM).

A pesquisa para analisar o Comportamento do turismo na Região Metropolitana de Manaus, que tem como objetivo traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor ouviu 400 pessoas.

Em relação à satisfação com a cidade de Manaus, os grandes destaques continuam sendo os atrativos culturais e naturais, hospedagem, hospitalidade manauara e gastronomina. Por outro lado, os serviços públicos, ainda são os grandes responsáveis pela insatisfação tanto dos turistas nacionais quanto estrangeiros, demonstrando a necessidade de investimentos no setor, de forma a melhorar a estadia dos turistas que procuram o Amazonas, e em particular o Município de Manaus.

Permanência

A pesquisa mostra que tempo que o turista nacional pretende ficar em Manaus é de aproximadamente 10 dias, sendo no mínimo 2 dias e máximo de 360 dias. O mesmo foi apontado para o estado do Amazonas. Quanto ao turista estrangeiro, a média de permanência para Manaus foi de 8 dias, com o mínimo 2 e o máximo 40 dias, assim como para o estado do Amazonas.

Na visão dos gerentes e empresários, a maior dificuldade para alavancar o turismo em Manaus é a ausência de eventos culturais/empresariais, seguido de melhor divulgação no Brasil e exterior, infraestrutura aeroportuária, incentivos fiscais e a infraestrutura do município.

Entre as motivações da viagem para o Amazonas se destacam principalmente a procura por atrativos naturais e culturais, com destaque para a fauna, flora, rios e cachoeiras. Motivos que também levam os turistas a visitar cidades turísticas como Presidente Figueiredo. Durante sua visita, observa-se que a maioria dos turistas nacionais está disposto a gastar entre R$ 1.201,00 a R$ 1.800,00. Já os estrangeiros, relataram que estão dispostos a gastar no máximo U$ 250,00.

Na análise dos dados, observou-se que a influência de amigos e parentes induziu a maioria dos turistas nacionais e estrangeiros a visitar Manaus.

Fonte – Fecomercio

Foto – A Critica.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.