Manaus – O Samba de raiz dará o tom da programação musical desta terça-feira, 1º de julho, no Largo de São Sebastião. Diversos artistas locais apresentarão shows em homenagens a compositores como Cartola, Zeca Pagodinho, Chico da Silva, Paulo Onça e vários outros sambistas brasileiros. As apresentações iniciam às 18h, com o show “Cartola por Eraldo Bandeira” e vai continuar às 19h, com o espetáculo “Elas cantam samba”, com as cantoras Cinara Nery, Fátima Silva, Lucilene Castro e Márcia Siqueira.
Todas as apresentações são gratuitas e fazem parte do projeto “Amazonas terra de todas as artes”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
De acordo com Eraldo Bandeira, a montagem do espetáculo “Cartola por Eraldo Bandeira” tem sido um grande desafio para a sua carreira. “É um desafio não apenas para mim, que preciso me adequar ao estilo, mas também para os músicos que me acompanham e precisam tocar novos instrumentos como bumbo e pandeiro”, afirmou.
Eraldo afirma que a inspiração para o show se deu por causa da paixão que ele tem pela obra de Cazuza. “Pesquisando algumas peculiaridades da vida do Cazuza observei a paixão que ele tinha por Cartola. Por conta disso passei a conhecer o samba desse compositor brilhante e resolvi formatar esse show, para que eu pudesse homenagear ao mesmo tempo dois artistas que têm forte influência na minha carreira”.
No repertório do show de Eraldo estarão sucessos como: “Cordas de aço”, “Acontece”, “Corra e olhe o céu”, “Verde que te quero rosa” e a inesquecível “O mundo é um moinho”. Eraldo ressalta que vai mudar o arranjo de algumas músicas, inserindo elementos como contrabaixo e teclado eletrônico. “É samba sim, mas um pouco mais com a cara das apresentações que eu costumo fazer. Tenho certeza que todos ficarão surpresos”.
‘Elas Cantam Samba’
Um dos shows que mais tem atraído público para o Largo de São Sebastião será apresentado pela terceira vez este mês. Com um repertório que homenageia sambistas brasileiros, as cantoras Cinara Nery, Fátima Silva, Lucilene Castro e Márcia Siqueira farão o já consagrado espetáculo “Elas cantam Samba”.
De acordo com Lucilene, os fãs já conhecem bem a dinâmica do show e todas as apresentações são marcadas pela presença de um grande público. “Durante toda a apresentação ficamos as quatro no palco, sempre intercalando as interpretações. O cenário conta com uma mesa de boteco, para que o público sinta a real atmosfera de samba e botequim”, afirmou. A apresentação vai acontecer das 19h às 20h.
Atualmente, o Largo de São Sebastião tem uma estrutura especial para receber essa grande quantidade de público. Além do palco, o espaço conta com dois telões de alta definição, cadeiras, banheiros químicos, além de duas ambulâncias e a presença constante da Polícia Militar.
Fonte: Agecom