Reportagem: Leonardo Fierro
Foto: Altemar Alcântara / Arlesson Sicsú
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inspecionou, nesta segunda-feira, 26, obras que estão sendo realizadas em vários pontos da cidade.
O primeiro ponto de visita foram as paradas do antigo sistema Expresso e que vai dar lugar ao Bus Rapid System (BRS), e depois da Copa do Mundo de 2014 ao Bus Rapid Transit (BRT). A diferença entre os dois é que o segundo necessita de uma estrutura física diferenciada, como corredores exclusivos para os ônibus.
Arthur Neto ficou satisfeito com o trabalho que está sendo realizado em 13 das 30 plataformas existentes em Manaus. Nessa primeira etapa serão reformadas as paradas do início da avenida Constantino Nery até a entrada da Max Teixeira, na zona Norte.
A previsão é que o trabalho seja concluído até o final de setembro. Até a entrega, vão ser colocados mobiliários urbanos, reforma nos bancos e placas de identificação dos ônibus. Está sendo investido R$ 1,4 milhão nesta primeira etapa.
Em seguida, o prefeito foi até a ponte do São Jorge, que está em obras desde o dia 14 de agosto para revitalização e reforço estrutural. Ele anunciou que pelo menos 13 casas vão ter que ser desapropriadas para que seja colocado em execução o projeto de revitalização paisagística da área.
“Nós vamos ter que desapropriar algumas casas e para acelerar esse processo eu tenho conversado com o governador Omar Aziz, pois se demorarmos muito, a obra só ficará pronta em dezembro e não é isso que queremos. Estamos correndo contra o tempo pra termos uma Manaus nova, uma cidade que tenhamos orgulho. Esse primeiro trecho vai ser entregue já no próximo mês”, afirmou o prefeito Arthur Neto.
O prefeito aproveitou a manhã para visitar as obras de recapeamento na avenida Professor Nilton Lins, zona Centro-Sul. Assim como nas avenidas André Araujo e Ephigênio Sales, o asfalto antigo, feito à base de areia, está sendo substituído por outro, feito à base de brita e com durabilidade mínima de dez anos. A obra compreende também drenagem, meio fio e ajuste de calçadas. Nas áreas de grande fluxo de veículos como as avenidas André Araújo e Ephigênio Sales, as obras são realizadas à noite para evitar prejuízos ao trânsito.
“Neste trecho da Professor Nilton Lins são 2.200 metros de asfalto envelhecido, que já venceu e esfarela facilmente. Aqui nós vamos refazer todo o asfalto, vamos acabar com as trepidações e aos poucos vamos retirar de Manaus o asfalto que não presta e substituir pelo asfalto novo, que tem durabilidade mínima de dez anos”, concluiu Antônio Peixoto, subsecretário municipal de Infraestrutura.