Arthur completa cem dos 1460 dias na Prefeitura de Manaus

Osny Araújo*
  Neste 10 de abril, o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), completa os seus primeiros cem dos 1.460 dias da administração de Manaus e como prometeu, mesmo antes da posse, nesse curto período, enfrentando sérias dificuldades econômica, orçamentária e estrutural, conseguiu mostrar a cara da nova prefeitura para a cidade e ele mesmo vem se fazendo presente diariamente nos mais diferentes pontos da capital, vendo de perto como se desenvolve o “mutirão dos cem dias”.

Não é segredo para ninguém que Arthur recebeu do seu antecessor Amazonino Mendes, (PDT), uma prefeitura sem recursos, endividada, desestruturada administrativamente e inchada e começar um trabalho nessas condições, creio que não foi nada fácil, mas ainda assim, o prefeito fez algumas mexidas, diminuiu o número de secretarias, colocou o “bloco nas ruas” e iniciou um trabalho com vistas a dar uma nova feição a capital, antes de iniciar verdadeiramente um processo de reconstrução da cidade.

Claro, que ainda não deu para sentir mudanças substancias nesses primeiros cem dias de administração, mas a sociedade já experimenta algumas ações para melhor e aprova o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, especialmente no que diz respeito aos consertos das ruas, limpeza, iluminação pública e outros setores que precisam de ações emergenciais, mesmo enfrentando o rigor do inverno.

De cara, o prefeito tem enfrentado alguns problemas de difícil solução, como é o caso do abastecimento de água, onde Artur trava uma verdadeira batalha com a Manaus Ambiental, a situação caótica do transporte coletivo e ainda tenta concluir a reforma administrativa para dar mais economia e celeridade a administração municipal.

Politicamente, o prefeito vai caminhando com tranqüilidade e estabelece uma boa parceria com o governador Omar Aziz, (PSD), que foi seu adversário no pleito, mas passada a refrega eleitoral, os dois políticos entenderam que agora é tempo de juntar forças e trabalhar pela a reconstrução da cidade que em 2014 estará recebendo jogos da Copa do Mundo e precisará estar bem para recepcionar os milhares de visitantes que certamente virão para a maior metrópole da Amazônia brasileira.

Na esfera federal, Artur também vem caminhando com desenvoltura pelos corredores e gabinetes políticos e administrativos de Brasília, que ele conhece como ninguém, onde sempre coloca em evidência as necessidades e prioridades de Manaus. Política partidária ficará para mais tarde.

Nesta sua segunda passagem pela Prefeitura de Manaus, (a primeira foi a cerca de 20 anos) Arthur tem como principal objetivo revitalizar integralmente o tradicional centro histórico, que hoje é uma grande “favela”, tomada por ambulantes, fruto do descaso dos seus sucessores e uma das principais ações será limpar o centro dos incômodos “camelôs”, realocando em pontos dignos para que possam desenvolver com dignidade as suas atividades e a “favela”, logo na entrada da cidade para quem chega por via fluvial, possa dar lugar a pontos aprazíveis e bonitos como já foi no passado e dessa forma, a cidade vá reconquistando aos poucos a sua condição de “cidade sorriso”.

Tenho consciência das grandes dificuldades para administrar Manaus e dos desafios que terão que ser vencidos, mas conhecendo o Arthur de quem tenho o prazer de ser amigo a mais de 30 anos, sei que não arredará o pé dos compromissos assumidos na campanha eleitoral e a reconstrução da cidade acontecerá, mas isso, não deverá acontecer do dia para a noite, afinal, ele não possui uma varinha mágica, só utilizada pelas fadas.

Vamos aguardar o encerramento de uma administração que começou há cem dias e ver como a cidade ficará quando forem completados os 1460 dias, na torcida para que a reconstrução de Manaus aconteça da forma como tosos esperam e a cidade volte a ter beleza, dignidade e os seus moradores tenham condições de vida digna e possam ter orgulho da cidade que tanto amamos. Quem assim seja.

(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected][email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.