Artesãos paraenses produzem peças temáticas

18-06artesoaBelém, PA – Inspirado na biodiversidade do país e na emoção que o futebol promove no povo brasileiro, o grupo de artesãos do Programa Polo Joalheiro do Pará produziu peças e objetos a partir da diversidade do artesanato tradicionalmente comercializado no Espaço São José Liberto (ESJL). Os produtos, criados por designers, empreendedores criativos, empresas e mestres artesãos, estão sendo comercializados na Casa do Artesão e no Aeroporto Internacional de Belém.

São camisetas adultas e infantis com estampas lúdicas e originais; bolsas; carteiras; chaveiros; imãs; cata-ventos; blocos de notas; brinquedos e outros objetos utilitários e decorativos, confeccionados com sementes, miçangas, palha, miriti, escamas, resina, madeira e cheiro-do-Pará, personalizados com a marca da brasilidade, fazendo alusão ao campeonato mundial. As peças são resultado da criatividade e originalidade local.

Entre os produtos artesanais estão em destaque os trabalhos feitos com miçangas da Associação Indígena das tribos Mebêngôkre – Kayapó e Me à yry Tekrejarôti-re: colares nas cores da bandeira nacional, destacando o verde e amarelo, além de chaveiros no formato do uniforme da seleção brasileira com suas numerações.

Já a criadora e mestra em Ciências Ambientais, Carmen Américo, que assina as peças da Amazônia & Cia, produziu maxicolares utilizando escamas, sementes, fibras, folhas secas e gemas minerais brutas. Segundo ela, apesar dos acessórios terem a simbologia das cores do Brasil e referendarem o evento, eles são atemporais.

A Casa do Artesão é um espaço de exposição e comercialização de produtos de oito setores criativos: artesanato, cultura indígena, artes visuais, publicações e mídias impressas, acessórios de moda e gastronomia. No local, podem ser encontrados, ainda, produtos de expressões culturais, audiovisuais, literárias, produtos alimentícios típicos, além de criações culturais e funcionais.

Os acessórios de moda, produtos artesanais e manualidades são criados e produzidos por mestres artesãos e empreendedores criativos de 45 municípios do Estado do Pará, contemplando diversas tipologias, onde se destacam a cerâmica, cuia, cestaria, sucata marinha, tururí, encauchados, miriti, balata, fibras, madeira e outras.

Joias e artesanatos do Espaço São José Liberto também podem ser encontrados na exposição “Pará Copa”, montada no terraço panorâmico do Aeroporto Internacional de Belém até o dia 31 de julho, das 8h da manhã às 2h da madrugada.

Fonte: Agência Pará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.