Amazonas participa dos Jogos Escolares da Juventude 2013, em Belém

(Foto: Michael Dantas – Sejel)

A capital paraense será a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude entre os dias 7 e 16 de novembro.

Serão quase 4 mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1.251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país competindo em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), enviará uma delegação formada por 175 pessoas, entre atletas, técnicos, oficiais e assessoria de imprensa.

A primeira parte da equipe viaja nesta quarta-feira, 6 de novembro, com meninos e meninas de nove modalidades individuais: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez. Na segunda-feira, dia 11, embarcam para Belém as equipes masculinas e femininas do basquetebol, futsal, handebol e voleibol de quadra.

Festa do esporte – Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, observadores internacionais, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Ao todo, quase seis mil pessoas participarão da maior competição esportiva escolar do país.

“Nosso objetivo com os Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional”, afirma Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

Recorde de participação – Após o fim das inscrições nominais, exatamente 4.664 participantes, entre eles 3.982 jovens atletas, além de treinadores, chefes de delegações, oficiais e médicos confirmaram presença na capital paraense.

Juntando-se aos 220 voluntários, além de árbitros, membros do comitê organizador, comitê local, observadores internacionais e embaixadores, quase 6 mil pessoas participarão dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013.

Apenas nas quatro modalidades coletivas do programa, basquete, futsal, handebol e voleibol, 2.239 alunos-atletas disputarão 420 partidas em 16 ginásios espalhados por Belém. Nas disputas individuais, o público poderá conferir o desempenho de 1.743 promessas do esporte nacional em ação em nove modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Todo evento é gratuito.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.