No Amapá, Diagro capacita primeira turma de fiscais agropecuários

29-04boiMacapá, AP – Continuou nessa terça-feira, 29, a capacitação de dez fiscais agropecuários da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) na primeira turma do curso “GPS de navegação: aquisição, transferência e tratamento de dados”, que vai facilitar a localização de imóveis rurais no Estado do Amapá.
O curso acontece desde a segunda-feira, 28, no período da manhã, e se encerra no final da tarde desta quarta-feira, 30, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá.

Durante o encontro estão sendo abordados temas como Noções de Cartografia Básica e de GPS; Apresentação teórica da interface do aparelho GPS; Atividades práticas com aparelho GPS e Transferência e tratamento de dados, com uso do software trakmacker.

Segundo informações da coordenadora de Defesa Agropecuária da Diagro, médica veterinária Luciana Barreto, hoje a grande maioria das propriedades com criações de bovídeos (bovinos e bubalinos) – um total de .2.240 – é georreferenciada. No entanto, o objetivo da Diagro com essa capacitação de seus técnicos é que todas as propriedades com ou sem criações sejam georreferenciadas no Amapá.

“Dessa forma será possível uma rápida localização da propriedade em caso de atendimento à suspeita de ocorrência de doenças emergenciais e, em caso de confirmação da suspeita, o estabelecimento de zonas de proteção e vigilância para o efetivo controle e erradicação do foco, tornando as ações de fiscalização e vigilância epidemiológica da Agência mais eficaz”, pontua a coordenadora.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.