Agricultores do Amazonas recebem homenagem do IDAM

Uma solenidade realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM homenageou produtores rurais e agricultores do Amazonas que neste mês de julho tem datas alusivas às comemorações no calendário brasileiro.

Dia 25, as homenagens foram para os produtores rurais e no domingo, 28, serão para os agricultores.

Em Manaus, a programação reuniu autoridades do setor primário, servidores do IDAM e agricultores familiares. Os agraciados, Geraldo Silveira, Aloísio Pollmeier e Manoel Almeida receberam placas de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos no campo. Eles representaram os mais de 92 mil agricultores familiares assistidos pelo IDAM em todo o Estado.

Com a participação em programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), a redução de juros e investimentos ampliados, dentre tantas outras vantagens oferecidas pelos governos municipal, estadual e federal, proporcionam à agricultura familiar condições mais justas de disputar o mercado com o agronegócio.

Segundo o presidente do IDAM, Edimar Vizolli, hoje, mais de 60 mil agricultores familiares possuem a Carteira do Produtor Rural e mais de 70 mil tem acesso às políticas públicas, por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP.

“Nós sabemos a importância que o agricultor tem para o nosso Estado, o nosso País, por isso, comemoramos essas datas com muita satisfação”, disse Vizolli.

Seu Aloísio se emocionou durante a homenagem. Foi a segunda que ele recebeu como agricultor. A primeira, oferecida pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária – Incra, no estado do Pará em 1983, lhe rendeu o título de Produtor Modelo. O agricultor que se destaca no município de Iranduba pela grande quantidade de produção, principalmente de tomate, pimentão, alface e coentro, disse que para ter sucesso é preciso gostar do que faz, principalmente quando o assunto é agricultura. A paixão pelo campo também contaminou os quatro filhos do agricultor (dois homens e duas mulheres), que já ajudam no trabalho diário e já mostram que estão preparados para seguir a mesma atividade dos avós paternos e maternos.

A mesma emoção tomou conta do agricultor Manoel Luiz de Almeida. Ele é um dos responsáveis para abastecer feiras e mercados do município de Rio Preto da Eva, com uma diversificação de produtos agrícolas, com destaque para a criação de peixes. E também do seu Geraldo Silveira, de Manacapuru que agradeceu a homenagem e falou da satisfação em saber que o que ele planta chega à mesa de centenas de consumidores, não só do município, mas também de Manaus. A produção de maracujá, por exemplo, produzida pela família do agricultor, além de contribuir com a renda familiar, possibilita contratações temporárias, principalmente na época da colheita.

LANÇAMENTO

Outra grande ação do governo do Estado para fortalecer o setor primário é fazer chegar aos agricultores e aos técnicos das Unidades Locais do IDAM todas as informações referentes ao setor. Para isso, o IDAM lançou o Manual de Boas Práticas de Produção Sustentável do Amazonas e relançou o site institucional.

As duas ferramentas servirão para encurtar a distância entre os municípios, principalmente os mais distantes da capital do Estado.

Durante pronunciamento no evento em homenagem aos produtores rurais, o presidente do IDAM também destacou os convênios com as Prefeituras que vão desde o apoio a estrutura física, até a recuperação de estradas e mecanização agrícola. “Tudo isso tem dado uma nova cara ao setor primário do Amazonas”, comemorou.

Conforme o técnico da Gerência de Comunicação (Gecom), Otthon Leão, o novo site do IDAM está cheio de novidades tecnológicas e conteúdos, como a adaptação em qualquer dispositivo móvel, acessibilidade, transparência, carteira do produtor rural, entre outros, beneficiando os nossos usuários e apoiando a nossa equipe técnica em qualquer lugar com acesso a internet. Com a parceria da Click Web Solutions, a estrutura principal já foi programada e hospedada no site oficial, aos poucos a transição do antigo para o novo estará completa com as melhores informações dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER no Amazonas para o mundo.

Um dos organizadores do Manual, Ramonilson Gomes, destacou que, além das informações mais técnicas das atividades desenvolvidas pelo IDAM, os leitores também são agraciados com receitas gostosas da produção familiar.

(Por Núbia Pereira – IDAM) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.