Se você já não acredita no Ibope e no Datafolha depois do fiasco do primeiro turno, talvez queira experimentar o instituto Paraná Pesquisas, ao qual a revista Época encomendou a primeira pesquisa já divulgada sobre o segundo.
Se a eleição fosse hoje, Aécio Neves (PSDB) teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma Rousseff (PT) e, como 10% não sabem ou não responderam, Aécio tem 54% e Dilma 46% em votos válidos. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45% e Dilma 39%, segundo a revista.
Foram pessoalmente entrevistados entre a segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8) 2.080 eleitores maiores de 16 anos em 19 Estados e 152 municípios.
O economista Murilo Hidalgo, presidente do Instituto, atribui a largada na frente de Aécio a ele ter herdado mais votos da terceira colocada, Marina Silva (PSB). E isto, registro, sem que Marina tenha confirmado seu apoio ao tucano ainda.
Seu partido, o PSB, acaba de confirmar que vai com Aécio o que abre caminho para que ela também o faça até esta quinta-feira.
“Vamos ver como o eleitor se comportará após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão”, acrescentou Hidalgo.
Dilma Rousseff é rejeitada por 41% dos eleitores, enquanto 32% não votariam em Aécio “de jeito nenhum”. Apenas 16% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, segundo a revista, e 8% não souberam ou não quiseram responder.
A Época ainda informa:
No quesito escolaridade, Dilma é a preferida dos eleitores com apenas o ensino fundamental. Ela tem 46% das intenções, ante 45% de Aécio. Entre os eleitores com ensino superior completo, Aécio lidera com 55% das intenções, e Dilma apresenta 34%.
Aécio também está na frente no eleitorado feminino, com 50% das intenções de voto, ante 40% de Dilma. Entre os homens, Aécio tem 47% das preferências, para 43% de Dilma.
Amazonianarede – Revista Época