Acidente com balsa deixa 60 mil litros de óleo no Rio Negro

Amazonianarede com Portal EmTempo

Manaus – Cerca de 60 mil litros do óleo (composto para o asfalto) foram derramados no rio Negro após acidente com uma balsa da empresa Termodal 2, da Salom Navegação, na madrugada desta terça-feira (26).

Segundo informações do Batalhão Ambiental, a balsa estava ancorada do estaleiro Erin Ltda., próximo ao porto do São Raimundo, Zona Oeste, e, provavelmente por conta de algum vazamento, tombou, deixando cair no rio dois dos quatro tanques que levava, carregados de combustível.

“Um deles ainda está submerso e o outro boiou, o que indica que o óleo já saiu praticamente todo”, contou o major Diniz, do Batalhão Ambiental.

Também conforme o major, o proprietário da balsa, Francis José Chehuan, informou que cada tanque carrega uma base de 30 mil litros de óleo. A mancha está a aproximadamente um quilômetro do ponto de captação de água da cidade.

“A sorte é que o vazamento está no sentido contrário da área de captação. Mesmo assim já acionamos a Manaus Ambiental para que se previna”, contou o major.

Ele falou que também mandou acionar órgãos como Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para averiguarem os danos ambientais.

O major disse, ainda, que o vazamento está sendo contido com a ajuda de homens do Centro de Desastres Ambientais (CDA). Pelo menos 100 pessoas de diferentes órgãos trabalham na contenção da mancha. O trabalho deve seguir pelo dia todo.

Foto – Batalhão Ambiental AM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.