Ação de atendimento agrícola e social beneficia famílias rurais de Barcelos

(Reportagem: Paula Vieira)

Famílias rurais das comunidades Lago Ataiana, Tucandira, Manacauaca, Dom Pedro II, Lago Grande e Cauburis, município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) foram beneficiadas com uma ação de atendimento agrícola e social.  

O evento foi realizado pela Unidade Local do IDAM de Barcelos e Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).

Durante a ação mais de 50 famílias foram atendidas com novos cadastros para Carteira de Produtor Rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Na ocasião também foram entregues Carteiras de Produtor Rural e DAPs a um total de 30 famílias.

Os técnicos atuaram nas localidades realizando reuniões voltadas para os serviços de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) com a missão de passar aos agricultores a importância de utilizar corretamente as técnicas agrícolas em prol da segurança alimentar e nutricional de quem consome os alimentos.

De acordo com a gerente do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido, a instituição também se preocupa em incentivar as famílias para a diversificação das culturas, por isso o técnico em agropecuária Marcos Pinheiro, ministrou uma palestra sobre a importância dos alimentos para uma vida saudável.

“Uma alimentação saudável e rica em micro e macronutrientes é importante para manter e formar os tecidos do corpo, regular processos corporais e fornecer energia, além de proporcionar saúde e vida longa”, enfatizou Pinheiro.

Contudo, a palestra serviu para incentivar as famílias a trabalharem com culturas regionais ricas em nutrientes como o açaí, banana, abacaxi, cupuaçu, pupunha, tucumã, jerimum, batata doce, cará, macaxeira, manga, camu-camu, além de verduras e legumes.

No que compete a Semas, representada pela equipe volante do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), as famílias receberam orientações sobre os serviços de atendimento social, atualização e inclusão do Programa Bolsa Família, atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), esclarecimentos sobre auxílios aposentadoria e maternidade. Na ação os técnicos divulgaram a chegada do barco de Pronto Atendimento Itinerante (PAI), que está programado para 16 de novembro, e que proporcionará aos ribeirinhos serviços de emissão de documentos.

“O IDAM e a Semas juntos proporcionaram assistência técnica e social para os agricultores, o que contribui com resultados satisfatórios, seja na produção ou na qualidade de vida das famílias”, disse o presidente da comunidade Manacauaca, José Nascimento.

Para Plácido a parceria foi gratificante, pois a ação teve como objetivo buscar alternativas que visam à melhoria da situação produtiva e social das famílias de agricultores de baixa renda. “A ação vai proporcionar as famílias melhores expectativas de vida e oportunidades de aumentar as áreas de plantios, fixando assim, o homem no campo”, finalizou.

Atividades – Na oportunidade a equipe técnica da Unidade Local do IDAM de Barcelos prestou assistência técnica para agricultores que trabalham com as culturas da mandioca, banana, macaxeira, açaí e abacaxi.

Assistência – Dando continuidade aos serviços, mais uma ação de atendimento agrícola e social será realizada ainda este ano, nas comunidades Piloto, Boa Vista, São Luís e Cumaru, situadas a Margem Direita do Rio Negro, região do Alto Rio Negro de Barcelos, além das comunidades Ponta da Terra e Bulixi, localizadas no Rio Quiuini.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.