A vazante gera prejuízos no setor pesqueiro e o pescado aumenta de preço nos mercados e feiras

Seca nos rios, eleva o preço do pescado nos mercados e feiras
Seca nos rios, eleva o preço do pescado nos mercados e feiras
Seca nos rios, eleva o preço do pescado nos mercados e feiras

Amazonas – A vazante nos rios, já provocando uma grande seca, provocando a mortandade dos cardumes e dificultando o acesso dos pescadores nos lagos, que também, estão muito seco, certamente diminuirá a oferta de pescado nos mercados e feiras e com isso, certamente o preço do pescado, muito consumido na culinária amazonense deverá sofrer um grande reajuste, estimam os trabalhadores do setor.

O problema já chegou aos mercados e feiras, gerando prejuízos para os vendedores de peixes em Manaus. Os peixeiros estimam perdas de até 50% nas vendas por conta da escassez do pescado, que tem demorado a chegar nas bancas dos feirantes devido à dificuldade das embarcações trafegarem em determinadas áreas dos rios.

Conforme o feirante Eraldo Almeida, 41, as vendas caíram pela metade. Ele salientou que a situação persiste, o preço de algumas espécies de peixes vão subir em torno de 50%.

É o caso do valor cobrado pelo pacu, que hoje é comercializado, cada 10 unidades, a R$ 10 e pode subir para R$ 15.

“Conseguimos vender sempre a média de 500 peixes por dia, só que quando a seca começa a surgir, as vendas caem pela metade”, afirmou.

Devido a vazante, os lagos estão cobertos por peixes mortos
Devido a vazante, os lagos estão cobertos por peixes mortos

Dono de um box na Feira Municipal da Panair, no bairro Educandos, Zona Sul, há mais de 30 anos, o feirante contou que a venda do pacu é a que mais sofre queda. “A venda do pacu é a mais prejudicada”, disse o feirante.

“Essa época do ano realmente fica mais difícil por conta das praias que aparecem. Espero que essa situação não prejudique mais a gente”, disse o peixeiro Geraldo Carneiro Viana, 57, que também trabalha na Panair.

Apesar de problemas quanto à escassez de algumas espécies, a seca pode beneficiar outros, como no caso do vendedor Paulo Ricardo, 50. “Vendo peixe há mais de 20 anos e todos sabemos que a seca traz muitos problemas, mas no caso do cuiu, a seca é ótima porque essa é a hora que ele aparece. Na cheia é muito difícil de encontrá-lo”, concluiu o peixeiro.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.