A cidade de Benjamim Constant, comemora neste domingo 119 anos

Vista aérea da cidade de Benjamim Constant, que hoje festeja seus 119 anos de fundação

 

Benjamim Constant, AM – A cidade de Benjamim Constant, está completando  neste domingo 119 anos de fundação, Para comemorar a histórica data,   programação para festejar  do aniversário do município estão eventos esportivos, como futebol de campo, e culturais, como a exibição de filmes.Anderson Almeida, secretário municipal de Cultura de Benjamim Constant, declarou que vai ser exibido um documentário sobre a cidade na biblioteca principal.

Neste domingo (29), a programação começa às 5h com alvorada de fogos. A Gincana Cultural, na praça Frei Ludovico, tem início às 8h.

A  partir das 19h, exposição e venda de artesanato e telas. As atrações musicais começam às 20h. Estão previstos shows do Grupo Moá, Pagode Loko Desejo. Kleber, Marcos Patrese e Banda. Forró dos 3 e a atração regional Waldo César.

Homenagem

O nome do município foi dado  por sugestão do general  Cândido Mariano Rondon, quando chefiava a Comissão \mista de Letícia, em homenagem ao general Benjamim \Constant Botelho de Magalhães, incentivador do movimento de 15 de novembro de 1889, que proclamou a República brasileira.Benjamin Constant

É um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Localiza-se na micro região do Alto Solimões, mesorregião do Sudoeste Amazonense. Sua população é de 39. 484 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. Distante da Capital Manaus, em linha reta, 1.120 km.

O nome do município foi dado – por sugestão do general Cândido Mariano Rondon, quando chefiava a Comissão Mista de Letícia – em homenagem ao General Benjamin Constant Botelho de Magalhães, o incentivador do movimento de 15 de novembro de 1889, que proclamou a República.

História

Nas primeiras décadas do século XVIII deve ter iniciado o povoamento do território do atual Município, pois por volta 1750 já havia a aldeia jesuíta do Javari, as margens do Rio Solimões, onde eram catequizados os índios Ticunas.

Cinco anos depois, com a criação da Capitania do Amazonas, ali foi o local escolhido, pelo Governo Português, para ser instalada a sede, Porem Mendonça Furtado, Governador do Grão-Pará, preferiu instala-la em Mariuá (Barcelos).
Tabatinga, lugar próximo de São José do Javari, à margem esquerda do Rio Solimões, numa pequena elevação de terreno, oferecia condições para fins militar e fiscal. O local foi então, em 1766, ocupado pelo sargento-mor Domingos (ou Francisco) Franco, que aí fundou no mesmo ano a povoação de São Francisco Xavier de Tabatinga.

Construiu-se então um forte para onde transferiram o destacamento militar de São José do Javari. Tabatinga constituiu-se um ponto avançado nas fronteiras do Brasil com o Peru e Colômbia.

Em 1780 a 1781, Tabatinga hospedou D. Francisco Requenas e sua pomposa comitiva, que vinha representando a Espanha na demarcação das fronteiras brasileiras com as Colônias Espanholas.

Veio ao encontro de D. Francisco Requenas em Tabatinga o Tenente-coronel Teodósio Constantino Chermont, substituto legal do chefe da comissão portuguesa – General Pereira Caldas.

De 1866 a 1874, Tabatinga hospedou muitas outras comissões de limites. Em 1880 foi fundada a povoação de Esperança, que mais tarde seria sede do Município; em 1890 surgiu a povoação de Remate de Males.

Desmembramento

Em 29 de janeiro de 1898, o território do atual Município de Benjamim Constant foi desmembrado do Município de São Paulo de Olivença. Constituía-se  de um só distrito, Remate de Males, que ficou sendo a sede municipal. Três anos depois no dia 04 de janeiro de 1901, suas terras voltaram a pertencer a São Paulo de Olivença para em 02 de setembro de 1904, ganhar de novo autonomia.

Como a Vila de Remate de Males não oferecia condições satisfatória, cuidaram de arranjar um outro local para ser a sede municipal, as preferencias recaíram sobre Esperança, elevada a categoria de Cidade em 1938.

Em 1955 perdeu o município o distrito de Rema de Males, que passou a constituir o novo município de Atalaia do Norte.

Localização

Localiza-se no Sudoeste Amazonense, distante de Manaus 1.118km em linha reta, sendo que a distância via transporte fluvial é de 1.638km, subindo o rio Solimões e o rio Javari.

Segundo o Plano de Integração Nacional, a cidade seria o ponto final da Transamazônica, porém o trecho que ligaria Lábrea até Benjamin Constant sequer fora desmatado.

Devido a barreiras ambientais e transposição por territórios indígenas, provavelmente este trecho da rodovia jamais seja concluído, restando aos habitantes apenas o transporte aéreo e fluvial como conexão com o restante do país.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a menor temperatura registrada em Benjamin Constant foi de 9,9 ºC em 18 de julho de 1975,[6] e a maior atingiu 40 ºC em 1º de outubro de 2005.[7] O maior acumulado de chuva registrado em 24 horas foi de 168 milímetros em 7 de janeiro de 2007.[8] Em um mês, o maior volume de chuva observado foi de 641,4 milímetros em janeiro de 1967.

Amazomnanarede-EBC/Pesqiuisa internet

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.